terça-feira, 20 de setembro de 2011

da beleza ou bilhete

‘vai tua vida, pássaro contente
vai tua vida, que estarei contigo’
[Vinícius de Moraes]


                Estes dias, estive mergulhando nuns rascunhos de idéias antigas, em quase-textos, quase-canções e quase-idéias, e me deparei com este aqui. Fiquei animado, reescrevi algumas vezes e ainda o reescrevo. Penso que, em voz alta, soa melhor. Quem se atreve?




Hoje um passarinho pousou na minha janela. Não que fosse um ato de destaque em relação a outros ou que fosse um passarinho de especial beleza, mas não consigo deixar de pensar que, se estivesses aqui, terias notado. Que um passarinho pousou a nossa janela. Isso porque tinhas-teves-tens uma coisa de notar beleza onde quase-já não há, onde não mais se vê – num olhar, numa janela, ni mim. É porque beleza só há-de fato quando nós a vemos. E é notável que a maioria das pessoas hoje não notaria um passarinho pousado a janela. Um passarinho pousou na minha janela, consigo te ver na mesa de jantar, entre uma garfada e outra, lembrando do fato e exclamando sorridente ‘um passarinho pousou a nossa janela hoje!’. Era de manhã. E ele não cantou. Pousou, espreguiçou as asas, ainda ensaiou encher o peito de ar como quem fosse cantar. Mas não cantou. Voou. Foi-se. Não consigo deixar de pensar que ainda te buscava nos recantos, nas beiradas, nas cortinas da janela. Um passarinho pousou em minha janela hoje e eu não sei mais porque ainda te escrevo.


14 comentários:

  1. Toda vez que tu postas alguma coisa nova, tenho vontade de chamar do meu favorito das coisas que tu escreveste.

    Mariana

    ResponderExcluir
  2. Hoje um passarinho cagou na minha janela. O que saiu do cú dele é ainda melhor que esse poema.

    Luíza Crispim

    ResponderExcluir
  3. Entende tanto de "poemas" que nem sabe distinguir prosa de versos. Esse anônimo além de ser covarde é ignorante.

    ResponderExcluir
  4. afe, tem alguma coisa que tu escreve que fica feio?

    ResponderExcluir
  5. que legal! o cu dele tem acento.

    ResponderExcluir
  6. ô intelectual, vai na gramática e vê que todo monossílabo tônico tem acento, como réu, céu e CÚ. agora se vc aprecia a "correta grafia das gramáticas" pq vem ver esse aborto à literatura que é esse blog. (apesar de eu achar q a galera aqui naum tem mta coisa contra aborto não. muito pelo contrário...)

    ResponderExcluir
  7. '' Entende tanto de "poemas" que nem sabe distinguir prosa de versos. Esse anônimo além de ser covarde é ignorante.
    ''

    Se você não sabe, existem poemas em prosa. Esse povo ai que é tão expert em frances...Nunca leram Marlamé não?

    ResponderExcluir
  8. Monossílabos tônicos terminados em E, O e A levam acento, anais a parte.

    Qualquer dia desses faço uma ode ao troll.

    ResponderExcluir
  9. só se for na tua gramática que se acentua. e não tenho nada contra aborto, muito pelo contrário... você, por exemplo, deveria ter sido abortado. bjs

    ResponderExcluir
  10. Permita-me, poeta... Deixo-te um bilhete:

    Sou mais leitor do que escritor. Desconheço, como bom leigo que sou, o diverso universo da Literatura. Poesia e prosa, para mim, se confundem, deliciosamente, nos textos de Clarice e Rimbaud, meus preferidos. Estes, talvez, os mais clichês. Estou longe de conhecer Marlamé! Pobre de mim, será? No entanto, a leitura 'versorrágica' de hoje me forçou a escrever e confesso: é doce o sabor das palavras que se misturam no meu paladar quando saboreio cada linha de tuas criações. Não é preciso entender de Literatura, nem entender como funciona gramaticalmente um monossílabo tônico, para saber apreciar textos tão belos. Não me supreende que tantos anônimos te invejem. Eu sou um deles!

    Quintana nos ensinou um poeminha para recitar aos do contra: "todos estes que aí estão / atravancando o meu caminho / eles passarão / eu passarinho!"

    ResponderExcluir
  11. e não tenho nada contra aborto, muito pelo contrário... você, por exemplo, deveria ter sido abortado. bjs

    Ô, IMBECIL, É EXATAMENTE SOBRE ISSO QUE EU TAVA FALANDO!!! É POR CAUSA DE GENTE COMO VCS, PSEUDO INTELECTUALÓIDES, ABORTISTAS HIPPIES MACONHEIROS DE MERDA QUE SE DIZEM SOCIALISTAS MAS NÃO PODEM VER CINCO REAIS NA FRENTE QUE JÁ TORRAM COM DROGA QUE A BUCETA DESSE MUNDO NÃO VAI PRA FRENTE! EU SOU TOTALMENTE A FAVOR DO ABORTO TAMBÉM: ABORTO RETROATIVO, ASSIM A GENTE NÃO TERIA ABERRAÇÕES SOCIAIS COMO VCS, EVANGÉLICOS, MAÇONARIA, ESQUERDISTAS E TUDO O QUE ERA MAIS DE FILHOS DA PUTA QUE SÓ FAZEM ESTRAGAR A SOCIEDADE PELA FRENTE!!! MAS VOCÊS TEM MANIA DE QUERER SEREM OS BONZÕES, OS "ATEUS", E SE METEREM A REVOLTADINHOS QUANDO SÃO UM BANDO DE CRIANÇAS MIMADAS QUE SÓ PRECISAM DE UMA BOA SURRA!!!

    Gabriel Macedo

    ResponderExcluir
  12. anônimo MIZERA, CALE A BOCA e suma desse blog! despeitado do caralho! se acha o foda mas não consegue achar mérito na vida e vai depreciar o talento dos outros! a buceta do mundo não vai pra frente porque gentinha infeliz como você só consegue olhar de cima pra baixo enquanto tá submerso em inferioridade! cale a boca e tenha pelo menos a honra de colocar o seu nome de verdade. N00B, se encontre na vida!

    ResponderExcluir
  13. #tenso! rsrsrs... Adorei a simplicidade deste teu poema.

    ResponderExcluir
  14. Ao senhor anônimo,
    Qualquer ser que leve uma nesga de beleza consigo, que tenha um mínimo de tato ao sentir arte, que brilhe os olhos ao sentir paixões e os lacrimeje ao ver a mesquinhez no mundo, sabe que se dizer crítico quando apenas apurrinha, sentir-se dono da verdade quando apenas não sabe sentir paz, não tem caráter nem respaldo suficientes pra julgar o que é arte ou o que é inutilidade pública.
    Faça seu próprio blog, escreve seu prórpio livro, assuma sua própria cara, siga sua própria arte, ou simplesmente ignore o que não gosta. Mas não seja tão mal educado e pequeno gastando tempo gritando dores de cotovelo por aqui, pois sinceramente não incomoda, só soa ridículo e dá mais seriedade e ênfase aos escritos bonitos do Gustavo.
    Obrigada a atenção, beijos.

    ResponderExcluir